Visitas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CQQ - Curta no Quarto às Quartas!

A partir de hoje, todas às quartas, O 4º Ciclo disponibilizará um curta nacional para exibição em nosso blog. É o “CQQ - Curta no Quarto às Quartas”. Nosso objetivo é divulgar a produção de curtas nacionais, a fim de popularizar ainda mais o formato e gerar o debate sobre as produções.
Para a estreia escolhemos o aclamado curta do gaúcho Jorge Furtado, Ilha das Flores. Acompanhem nossas postagens semanais e , por favor, deixem suas impressões sobre o filme para que possamos debater. Fiquem à vontade também para sugerir títulos a serem exibidos e discutidos.

Esperamos que curtam nossa primeira joinha tupiniquim!
_______________________________________________________________________

Ilha das Flores

Gênero: Documentário, Experimental
Diretor: Jorge Furtado
Ano: 1989
Duração: 13 min
Cor: Colorido
Bitola: 35mm
País: Brasil
Local de Produção: RS

Sinopse:

Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.




4 comentários:

  1. O que impressiona nesse texto e como ele pode ser informativo, satirico, politico e poetico ao mesmo tempo...

    pra mim o grande merito de jorge nesse filme foi o roteiro.

    ResponderExcluir
  2. de fato amigo, mas as imagens tb sao muito bem boladas nao?

    ResponderExcluir
  3. Grande roteiro, muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom mesmo, no que se pretende: escancarar a lógica capitalista. Mas posso falar mal também? hehehe Acho pouco crítico em outras questões, como quando vai definir japoneses (formato dos olhos, cabelos pretos e nomes carcterísticos) sem questionar que essas características não são dadas e tão bem determinadas assim. Ou mesmo quando vai definir ser humano! Ok, o curta fala que as caracteristicas que cita são as principais, mas e a cultura? Seres humanos são seres humanos por produzir cultura, principalmente, tb. Outro exemplo pouco crítico é falar no final q seres humanos não tem dono, como se ter dono (ou seja, ser escravo)fosse resolver algo. etc...

    ResponderExcluir