Visitas

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Morre, aos 59 anos, o diretor americano John Hughes





Morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de uma parada cardíaca, o diretor americano John Hughes. Ele tinha 59 anos, era casado e pai de dois filhos. Estava em Nova York visitando a família.

Hughes se tornou famoso como diretor de filmes voltados para o universo adolescente. Seu primeiro trabalho foi "Gatinhas e gatões" ("Sixteen Candles"), de 1984. São dele os sucessos "O clube dos cinco" ("The breakfest club"), e "Mulher nota 1000" ("Weird Science"), ambos de 1985.

Mas foi com "Curtindo a vida adoidado" ("Ferris Bueller‘s day off"), que o diretor obteve seu maior reconhecimento. O longa de 1986, que retrata as aventuras de três amigos matando aula, é considerado até hoje um retrato dos adolescentes da década.

O filme projetou a carreira de Matthew Broderick. Na pele do sarcástico Ferris Bueller, o ator adolescente protagonizou uma das cenas mais lembradas pela geração que acompanhou as comédias dos anos 80: quando seu personagem invade um desfile a céu aberto e canta o sucesso dos Beatles "Twist and shout" (veja abaixo).

Nos anos 90, como produtor e escritor, foi o responsável pelos sucessos "Esqueceram de mim", "Esqueceram de mim 2", "Bethoven" e "101 Dálmatas".

As homenagens já começaram a surgir na internet. Em seu twitter, a atriz Demi Moore lembrou o diretor. "Um ícone dos filmes dos anos 80. Deu voz a uma geração. Foi embora, mas nunca será esquecido".

Da Agência O Globo

Um comentário: