Visitas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Segunda letra - Por Giovanna Guterres

Eu estava relendo Machado de Assis quando Amanda, minha filha, me deu de presente este livro. A viagem foi longa e surpreendente. Na capa um belo rosto de mulher madura, olhos lindos, boca perfeita, diria até de um semblante angelical que todos nem que seja uma vez sequer na vida não tenha visto na TV. Porém, eu já sabia que a atriz Maitê Proença tinha outras atividades que me atraiam bem mais. Eu já tinha lido crônicas escritas por ela na revista Época e sabia de seu programa no GNT, Saia Justa.
Quietinha, inserida no universo dos amores sofridos de Machado de Assis, passei a dar risadas lendo sobre o mesmo tema escrito ENTRE OSSOS E A ESCRITA.
Do trabalho de Maitê como atriz não tenho muito a dizer, não gosto de TV, mas em seus artigos vi que sua face angelical não era de cera. Questionadora a autora desnuda-se com irreverência, algo que faço em minhas poesias. Dores de amor, sexo, relacionamentos e solidão, filhos, são temas os quais fazem parte da minha vida e são sobre esses temas que escrevo.
Não deve ser por outro motivo que este, sendo o primeiro livro de Maitê Proença publicado em 2005 no Brasil e em Portugal, foi reeditado em 2008, é um livro muito bom.
ENTRE OSSOS E A ESCRITA de Maitê Proença, é um livro de crônicas de uma linguagem nada rebuscada, mas justamente por ser uma leitura de fácil compreensão, prende o leitor estimulando-o a avaliar suas convicções, num contexto mais leve e porque não dizer, descontraído.
Maitê escreve sem falsos pudores ou formalismo, tratando na primeira pessoa de assuntos muitas vezes não discutidos de forma tão aberta. Ela mescla suas crônicas abordando temas diversos que fazem parte do cotidiano feminino.
Do livro vê-se que há um direcionamento à mulher. Situações muitas vezes tristes, ela descreve de forma bizarra, o que é impossível não rir. Ao mesmo tempo o lirismo impera quando ela escreve sobre o amor, a saudade e a solidão, deixando uma sensação de que, o que ela pretende na verdade é passar ousadia e coragem para quem vivenciá-las.
ENTRE OSSOS E A ESCRITA, tem um gostinho de quero mais, e quem não tem o segundo livro dela, UMA VIDA INVENTADA, de vez em quando terá vontade de reler certos artigos deste, por querer ver escrito momentos os quais se identificaram ou se identificarão.

ENTRE OSSOS E A ESCRITA
Proença, Maitê
2ª Edição
Agir Editora Ltda.
2008
_____________________________________________________________
Saiba mais sobre Giovanna Guterres em:

2 comentários:

  1. Delicia de matéria.. Nunca li Maitê. Confesso que não curto muito ela como atriz, mas fiquei curiosa!

    O blog ta lindo.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Jana,
    Fico feliz pelo seu comentário. Engraçado que eu também me surpreendi com a forma como Maitê escreve (muito bem), pq eu nao gosto do trabalho dela como atriz. Sinceramente acho que ela nasceu para ser escritora.
    beijos. Deixo meu blog para que se vc quiser das uma lida para conheçer minhas poesias. Espero que gostes.
    grande beijo,
    GiovaNNa

    ResponderExcluir