Visitas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Teatro de Quinta - Por Sidmar Gianette

Anatomia Frozen com canudinho
Aporta no Recife nesta quinta e sexta-feiras a peça Anatomia Frozen, da Cia. Razões Inversas. O espetáculo é uma adaptação do texto Frozen da autora inglesa Bryony Lavery com direção de Marcio Aurélio, e conta com o mesmo elenco de Agreste, a aclamada produção anterior da companhia. Os atores Joca Andreazza e Paulo Marcelo trazem à cena dessa vez três personagens; uma psicóloga buscando comprovar sua teoria, um pedófilo-serial-killer e a mãe da garota Nina, uma das vítimas deste último. A trama se desenvolve entre pequenos monólogos destes três personagens que trazem à tona seus mundos interiores, e interações entre estes em seus relacionamentos doutora-paciente e assassino-vítima, colocando o foco principal na psiquê do assassino e o que o leva a cometer tais crimes (tá, eu paro de contar a peça por aqui). O cenário não passa de um fundo branco com três cadeiras, e o figurino também é branco, com poucos acessórios vestidos em cena, construindo um espaço que lembra a frieza de um manicômio judiciário de primeiro mundo, aqueles de parede acolchoada e loucos em camisas-de-força batendo-se nelas. A encenação foca-se então, pela ausência de elementos, na atuação dos atores (concentradas e sóbrias, por sinal) e na agilidade do texto ditado pelos atores. Aclamada por vejinhas, folhas de SP e bravos da vida, a peça já levou o APCA do ano passado de melhor direção, e aproveita este ano pra passear pelo país. Se você não puder ir neste fim-de-semana ao Teatro Apolo, não fique triste, a produção deve voltar ao Recife na programação do festival Palco Giratório.


Realmente não entendo o porquê de não ter ficado tão entusiasmado com essa peça. Talvez por ter chegado em cima da hora e ter pego uma cadeira na última fila, talvez pela peça ter sido só o começo de uma farrinha ótima onde acabei na Vila Madalena tomando um vinho sul-africano com uma mulher linda, mas, de qualquer modo, a já citada frieza e certa insipidez, talvez transmitida pelo ambiente hospitalar que a peça tenta criar não fizeram com que eu interagisse tanto com o espetáculo. Algumas piadas que até funcionam, duma ironia leve, também me afastaram, não sei, preferiria entrar na densidade do clima de assassinato e me afundar naquilo que poderia ser um thriller de suspense ou um Guignol, definitivamente não sei. O público desta coluna sabe que este autor prefere as coisas mais escrachadas. Mas afora tudo isso, vale a pena ir ver essa apresentação para comprovar que a companhia de 20 anos alcança sua maturidade em mais um espetáculo tecnicamente perfeito, onde os atores controlam os climas da peça com absoluta tranquilidade e domínio de cena. Com certeza, este é o ponto alto da peça, seus atores. No palco vê-se um entrosamento pouco comum, conseguido através da maturidade e experiência dos mesmos e de alguns anos de trabalho conjunto. Eles conduzem a platéia por entre uma narrativa permeada por vários tabus, com um trabalho de ator próximo ao minimalismo, com gestos comedidos, sem excessos na voz ou na dramatização da cena. Este viés garante que escapem do que seria o maior erro no tratamento desse texto, que seria deixá-lo cair no dramalhão da mãe que perde a filha. O equilíbrio neste caso, gera uma constante e um clima suave, que proporciona até a abertura de algumas partes do texto na direção da platéia, o que torna-se interessante por garantir um grau de confidência e empatia, principalmente com a figura do assassino. Em suma, é uma peça precisa, duma companhia experiente e que vale ser vista como exemplo do que se chama historicamente em teatro de “uma peça bem feita”.
______________________________________________________________
Serviço:

Espetáculo: 'Anatomia Frozen'
Local: No Teatro Apolo,
Datas: dias 29 (quinta) e 30 (sexta) de abril
Horario: 21h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (estudantes)
* Doe 1kg de alimento não perecível e pague meia.
Válido para pagante de inteira.
Mais informações: 3232.2028/ 32322030

4 comentários:

  1. Delícia de texto, sid. E muito sóbrio, por sinal.

    Acho que só verei a peça no Palco Giratório mesmo.

    Beijo.
    Continuo à espera do nosso casual e cataclísmico esbarrão.

    ResponderExcluir
  2. Essa galera q só aparece virtualmente é lasca..

    ResponderExcluir
  3. outra q so aparece virtualmente insurge!
    e, dizem, meu perfil é mais bonito via orkut
    hahahaha
    brincadeiras a parte, foi otemo o texto Sid!
    adorei as opinioes sinceras da peça
    mas gostei ainda mais da segurança e propriedade!
    Verdade, muito bom! :D

    xero a todos!

    ResponderExcluir
  4. É Aroma, acho teu perfil no orkut mais bonito mesmo... kkkkk
    Obrigado pelos elogios!

    Qto à Biagio, ouço dizer que o senhor é mais sumido que eu, agora um homem ocupado... conta a verdade, vai! kkkkkkkk

    Beijo a todos! Desculpem a demora do texto dessa quinta, mas tou sem inspiração e só vou publicar amanhã à tarde... aguardem matérias especiais....

    ResponderExcluir