Visitas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Coluna política - por Evandro Rocha

VOTO CONSCIENTE

O primeiro povo a experimentar um governo democrático foram os gregos, há quase três milênios. Ao contrário do que se imagina, o governo não era propriamente popular, pois os únicos aptos para votar e serem votados, eram os ditos cidadãos, estes minoria.Todavia, o mundo grego entrou em crise e, governos tirânicos e monárquicos voltaram novamente ao poder. Na Idade Média, a experiência democrática dos gregos não foi levada em consideração pelas forças políticas dominantes da época, que preferiam se alinharem a um poder centralizador, em busca de regalias e interesses próprios, em detrimento das classes menos favorecidas que era a maioria da população. O avanço tecnológico e do conhecimento, conjuntamente com a invenção da imprensa, permitiu o acesso de muita gente ao desenvolvimento de um senso crítico mais apurado, expandindo seus horizontes culturais. Com isso, as pessoas começaram a compreender melhor os mecanismos do poder e a repudiar as minorias privilegiadas, que por conta de uma descendência dita nobre, negavam a ascensão social da população. Os pensadores da época, os chamados humanistas, foram os primeiros a levantar questões que envolviam as relações de poder e seus melindres. Quando aconteceu a Revolução Francesa, a aristocracia deixou de usufruir dos seus privilégios e vários Estados passaram a se organizar sob a forma republicana. A partir daí, com o poder de governar distribuído na forma proposta por Montesquieu juntamente com as idéias de Rosseau, o mundo experimentou, novas formas de governar, caindo monarquias absolutas e surgindo, paulatinamente, governos republicanos, não vitalícios, eleitos por uma parcela significativa do povo. Finalmente, camadas inferiores ascendiam ao poder. As condições de vida melhoraram significativamente, embora esse avanço não tenha ocorrido de uma forma imediata em todos os Estados. Ainda hoje, em pleno século XXI, há muitos povos governados por sistemas “ditatoriais’’, onde uma categoria restrita apropria-se do poder e tudo faz para nele permanecer, utilizando-o, clara ou tacitamente, para benefício próprio. Em muitos países, os líderes chegam ao poder através de eleições mais ou menos legítimas, via voto popular. Infelizmente o povo nem sempre pode fazer boas escolhas, porque os sistemas eleitorais seguem leis que favorecem os que detém o poder econômico e podem manipular os meios de comunicação, ou oferecer outros atrativos para os possíveis eleitores, sob a forma de favores ou falsas promessas. Evidentemente, o cidadão tem que se conscientizar que as eleições na qual, são escolhidos os representantes do povo, para exercerem o poder em seu nome, é o modo que dispomos para tentar fazer chegar ao poder pessoas que sejam de fato gente séria que não pensem apenas em chegar ao poder para usufruir das muitas vantagens que o poder proporciona. É desta forma, que devemos ir às urnas. Nosso País, será indubitavelmente, decorrência das escolhas certas ou erradas que fizermos.

9 comentários:

  1. ´´Ainda hoje, em pleno século XXI, há muitos povos governados por sistemas “ditatoriais’’, onde uma categoria restrita apropria-se do poder e tudo faz para nele permanecer, utilizando-o, clara ou tacitamente, para benefício próprio.´´


    Que tal citar Hugo Chavez e o Fidel como exemplos?

    ResponderExcluir
  2. coluna meia boca essa...

    fala o mesmo de sempre, essa conscienciatização fula digna de estudande universitário que foi alienado desde o ensino médio. Ou teve a mesadinha cortada do papai ou fumou muito beck estragado na rua da moeda. Lixo de pseudo-politicagem panfletária para indies descolados.

    ResponderExcluir
  3. porra, bixo...tu saca pra carai!!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo "anônimo",agradeço muitíssimo a ti, por derramares sobre o meu texto a "tua frondosa erudição",a tua forma de escrever é digna de indicação à ABL(sabes o que significa,né?ou preciso te explicar?)quanto a FIDEL e CHAVEZ,são verdades incontestáveis que hipócritas como você,tem que aceitar!!!(ou vais matá-los com este teu palavreado chulo?)

    ResponderExcluir
  5. Entendo a posição de Envandro e Gio em querer preservar a integridade do blog, mas não pretendo mudar nada na configuração deste. Não vejo nada de mais nas declarações do "anônimo".. Apenas uma manifestação de opinião com uma boa carga de preconceito diorecionada ao nosso querido colunista... Não sei de onde vem isso. Se eu concordou ou não com ele, aí são outros quinhentos. Bola pra frente, Evandro, gosto muito dos seus textos.

    P.s.: Anônimo, quer escrever pra nós? =]

    ResponderExcluir
  6. Pois é... quem coloca a cara e se mostra, tem que estar pronto pra passar por esse tipo de reação. Pra mim ESSE CARA realmente nao tem nenhuma educação doméstica, é um mal resolvido e deveria procurar um médico! Não respeita nada q seja contra as suas verdades. Muito menos o trabalho dos outros. Caro anônimo, vc já parou pra pensar quanta porcaria as pessoas escrevem ou leem atualmente nos meios de comunicação? Quantos brasileiros vc acha que estao realmente preocupados com eleições, política, literatura, arte e coisas do gênero? Pq vc nao usa esse seu "rico vocabulário" pra malhar o pau em sites de categoria zero? TEM UM MONTE!!! Mas acho vc deve gosta deste espaço, e se gosta, é pq vê nele uma possibilidade de enriquecimento. Entao pq vc está realmente determinado em denegrir o trabalho de uma pessoa informada e que escreve isentando-se de opiniões próprias? Vc está sendo preconceituoso e agressivo. Será q vc nao vê isso nao? Porra cara... mostra a tua cara, escreve ai o q tu acha q é legal, construtivo, verdadeiro. Qual será a sua opinião sobre liberdade? Será a que denigre as pessoas? Será a que incita a agressividade? A covardia é a pior forma de vc expressar os seus pensamentos. APAREÇA E CRESCA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Os desinformados e milhões de sites ignorantes e populares não despertam nenhuma manifestação contra, pois são apenas mais do mesmo. Mas contra a velha baba intelectualóide brasileira, que desde o politicamente ingênuo Chico Buarque até os jovens pós-modernos que se acham comentaristas políticos, estes são dignos de incinuação ao racíocino em vez de uma emoção digna de filhinho revoltado contra a mesadinha cortada do papai. Agradeço ao rapaz que defendeu minha livre manifestação anônima, pois ela identificável justamente porque ela tem o papel de ser a pedra no sapato dos reaças alienados. Como é de se esperar, a primeira atitude de quem vai contra o pensamento de esquerda é a sensura, os reaças não perderam seu tempo tentando mexer seus pauzinhos.

    ResponderExcluir
  8. ´´Entendo a posição de Envandro e Gio em querer preservar a integridade do blog ´´....


    e assim foi na URSS, em Cuba, na Venezuela e na nossa pátria. Será que a repressão é só coisa de yankee imperialista e de empresários gananciosos??

    deixo essa pergunta.

    ResponderExcluir
  9. Dr."anônimo"você está completamente perdido nas suas parcas convicções.Vivemos numa "Democracia",e sabe quantas pessoas são mortas em Pernambuco por ano?4.000!!!(sim!quatro mil!)vidas ceifadas!!!E sabe quando toda essa violência eclodiu?no começo dos anos 90,quando o país passou a ser governado por imbecís da sua "estirpe"!!!Será que é por causa da repressão?Respondí sua pergunta?

    ResponderExcluir