Visitas

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

In-Margem Nº 2: Sorry, I pushed the crab and it fell down


In-Margem Nº 2:

Sorry, I pushed the crab and it fell down (Desculpe, eu empurrei o caranguejo e ele caiu) é o nome da mais recente performance do artista contemporâneo Biagio. O trabalho consiste em assumir a ação dos vândalos que, em meados desse mês de agosto, derrubaram a estátua de Chico Science que ficava na Rua da Moeda, Recife Antigo, diante do bar Novo Pina, provocando na peça do artista plástico Demetrio Albuquerque rachaduras de 0,5m. A ação ocorreu justo na semana em que o Manguebeat foi elevado pela Assembléia Legislativa do Estado à condição de Patrimônio Cultural Imaterial, e provocou a indignação de todos aqueles que zelam pela ordem pública e, sobretudo, daqueles que têm por Chico Science e pelo Movimento Mangue uma admiração febril.

Sorry, I pushed the crab and it fell down é a segunda performance de Biagio em sua série In-Margens, que tem como foco de ação o Rio Capibaribe, sua dimensão geográfica, estética e ecológica. Segundo o artista, este trabalho mostra o quanto entende por “Capibaribe”, mais que simplesmente o rio, mas o rio como metáfora para tudo aquilo que identifica culturalmente o Recife e automaticamente exclui do Recife aquilo que não é tipicamente do Recife. Dessa vez, Biagio investe numa linha mais conceitual, um típico ready-made, distanciando-se bastante de sua
In-Margem Nº 1, Lunatic: you are not here, quando caminhou ao longo da Av. Guararapes vestido de astronauta em referência ao quadragésimo aniversário da chegada do homem à lua e fincou na lama da Bacia do Pina uma bandeira com a imagem do satélite. Neste novo trabalho, além de “assinar” a ação dos vândalos e conceituá-la artisticamente, Biagio dará continuidade a ela promovendo, nesta quinta-feira, às 18h, no mesmo local onde ficava a estátua, um ritual de confissão e autopunição aberto ao público (que poderá interagir com o performer alimentando-o com pão e água). “Para mim, o baque de Chico é a justa derrubada de um ícone da cultura, e isso não pode ser atravessado sem culpa e religiosidade. Sinto-me profundamente culpado em ter assassinado o pai da horda.” A performance ainda inclui o “suicídio virtual” de Biagio — envergonhado pelo que fez, o artista encerrará nesta mesma noite sua conta no orkut, que existe desde janeiro de 2005.

Como produto final, Biagio lançará ainda esse ano uma série de cartões postais da cidade do Recife, com imagens de caranguejos assassinados. Com Sorry, I pushed the crab and it fell down, o artista escreve o prólogo de novos ventos na cultura pernambucana: “os ventos da institucionalização do manguebeat, da superação do movimento e da diluição dos elementos típicos do Recife numa arte verdadeiramente global.”



In-Margem Nº 2: Sorry, I pushed the crab and it fell down
Quem: Biagio e “os vândalos”.
Quando: dia 27 de agosto (quinta-feira), às 18h.

Onde: Rua da Moeda, Recife Antigo.

Quanto: aberto ao público.

2 comentários:

  1. ahuahuhahauhua

    e é bom que vocês escolheram uma foto que eu estou a cara de jesus cristo.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. foi massa, parabens biagio.

    ResponderExcluir