Visitas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Segunda Letra - Por Clara Arôxa


Apenas se deveriam ler os livros que nos
picam e que nos mordem.

Se o livro que lemos não nos desperta como
um murro no crânio, para que lê-lo?

[ Franz Kafka]



Onde andará Dulce Veiga? é o segundo romance, de Caio Fernando Abreu. Publicado nos anos 90, o livro tem um quê de filme e impõe ao leitor uma busca de vários sentidos e caminhos, ao longo das páginas. Não se sabe se a perseguição a Dulce é mero faro jornalístico do personagem ou se é uma a necessidade de algo que faça sentido e contenha respostas - a grande ferida dos considerados pós-modernos.

O livro conta a história de um jornalista fracassado, cuja vida é recheada de contradições e lacunas. De repente, ele se vê mergulhado no mistério do desaparecimento da cantora Dulce Veiga e a partir disso entra em contato com tudo o que o atormenta. Caracterizando uma geração dos anos 80, cheia de mazelas herdadas da época repressiva da ditadura, Caio veste os personagens com o excesso dos que sentem demais e dos que não sabem lidar com si mesmos. Tudo é real, tocável e pede pressa, inclusive o leitor.

A perseguição por respostas é contínua ao longo do livro. Sejam elas no âmbito do medo, da sexualidade, da falta de sentido. Tudo corrói aos poucos. Adepto dos que vivem realmente e não apenas mudam o dia no calendário, Caio descreve um homem repleto de paranoias e que de tão típico, assusta. A cada página um aviso: olha o que você pode ser. Ler Onde andará Dulce Veiga? é a certeza que dali não se sai mais o mesmo.

Na verdade, eu deveria cantar.



*Na edição da Agir, ainda há cartas do autor endereçadas a amigos que relatam como foi escrever Onde andará Dulce Veiga?, “Então fica assim: Onde andará Dulce Veiga? foi o livro que mais me doeu. Veja só: em nenhum momento ele fluiu. Foi escrito gota -a- gota, palavra por palavra”, relata Caio em uma das cartas.

____________________________________________________________

Conheça mais sobre Clara Arôxa em:
http://www.versosdefalopio.blogspot.com/
http://www.aclarameninaclara.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário