Visitas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A segunda letra - por Giovanna Guterres


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, é um Romance publicado no Brasil em 2007 pela Editora Intrínseca. Este romance dito para jovens, escrito pelo Australiano Markus Zusak foi batizado como um “fenômeno literário”. Rico no que diz respeito às questões que tratam da segunda guerra, o autor não se prende apenas as tragédias daquela época. Há uma doçura na sua forma de escrever além de fornecer uma gama de detalhes daquele período tão conturbado da história mundial. Um excelente livro que prende do começo ao fim. O romancista é também autor de outro excelente livro intitulado “EU SOU O MENSAGEIRO”.


Alemanha, 1939, Hitler e seus discursos convincentes. Judeus sendo jogados para campos de concentração... E a Morte.
A morte de plantão. Ela neste romance é a que fala conosco, é a que narra os acontecimentos e se lamenta de seu destino, de seu trabalho árduo em ter que carregar tantas almas. A Morte: A vilã que alivia as dores de corpos doloridos, mentes desiludidas e estômagos vazios.
Em todo esse contexto de guerra, bombas, céu escuro, neve e muita fome uma menina sonha, ama e sorri. Liesel Memimger. Ela também tem cicatrizes da guerra. A falta da mãe e a morte do irmão. Mas há um sonho. O sonho de descobrir através das palavras um novo mundo. Um mundo onde a guerra não pode roubar-lhe a alegria. Um mundo apaixonante que a faz encontrar a verdadeira razão de viver e de dividir seus encantos com os que já estão massacrados pela dor, pelo medo e pelas perdas ocasionadas pela guerra. Os livros roubados por Liesel Memimger.

Um comentário: